Escolha uma Página

As contas de água e de luz estão entre as mais importantes que uma pessoa paga na residência. São contas recorrentes, que se sucedem todos os meses, e a pessoa necessita desses serviços, que são considerados essenciais.

Por um lado, o consumidor tem a obrigação de pagar a fim de utilizar os serviços de água e luz que são provenientes de prestação pública de serviço. Mas vale muito a pena economizar no uso de água e luz. Caso contrário, as contas chegarão muito elevadas.

Como fazer isso, por exemplo, em relação ao consumo de água? Existem diferentes motivos que contribuem para o aumento na conta de água. Quer descobrir? Veja os mais importantes!

O consumo de água aumentou

Uma das possibilidades para o aumento de sua conta de água é que realmente você e as pessoas de sua casa estão consumindo mais água. Se na casa moravam quatro pessoas e agora moram seis, é uma consequência natural que se consuma mais água. Se na casa não tinha uma piscina e agora tem, esse aumento será bem mais visível por meio dos números de sua conta. Do mesmo modo, se agora existe uma máquina de lavar roupa ou um mesmo um tanquinho — tudo contribui para o aumento no consumo de água.

Às vezes, até a adoção de algum animal doméstico pode representar maior consumo se você costuma dar banho nele em casa, por exemplo. Um carro também pode representar uma conta mais alta, se a pessoa tem o hábito de lavá-lo em casa.

Uma das formas de evitar esse aumento é reaproveitar água para lavar o chão, regar o jardim, lavar o carro ou a moto e assim por diante. A água da chuva, por exemplo, vem gratuitamente para todos (um presente dos céus literalmente) e, com um bom sistema de captação de água, é possível armazená-la e usá-la para fins diversos.

As pequenas e grandes falhas que fazem a diferença na conta de água

Racionar o consumo de água é de fundamental importância para reduzir a conta de água e proteger o meio ambiente. As pessoas cometem muitas falhas que ajudam a aumentar o consumo e é necessário rever esse comportamento.

É comum os usuários deixarem torneiras abertas ou o chuveiro pingando. O uso constante da descarga também resulta em um consumo mais alto. Devem-se evitar banhos muito demorados (cuidado que deve ser redobrado se existirem crianças na casa, pois elas costumam ficar brincando embaixo do chuveiro ou dentro da banheira).

Na hora de lavar pratos, roupas, escovar os dentes, lavar as mãos, o uso da água deve ser controlado (por exemplo, evite deixar a torneira aberta enquanto estiver passando detergente ou sabão nos pratos). Para se ter uma noção mais exata desses gastos, considere que escovar dentes por cinco minutos com torneira aberta consome aproximadamente 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento!

Até o ar que sai da torneira quando ela fica aberta sem expulsar água representa consumo que aumenta a conta de água no final do mês. Em casas sem caixa d’água e em que é frequente a falta de água do serviço público, esse fato é comum. Muitas vezes, as pessoas deixam a torneira aberta, seja parcial, seja totalmente, e, como não há água, ela fica expulsando o ar contido no encanamento, resultando em consumo inconsciente de água.

Hoje, existem torneiras mais sustentáveis, como as automáticas, que funcionam sob pressão e interrompem a liberação de água automaticamente. Elas são muito usadas nos banheiros de grandes lojas e shoppings centers, mas podem ser usadas em residências também.

Os vazamentos de água

O vazamento de água é considerado um grande inimigo do consumo moderado de água e nem sempre é fácil de identificar. Uma torneira que continua pingando mesmo depois de bem fechada é sinal de vazamento.

Muitos vazamentos só são percebidos depois de muito tempo, devido ao fato de acontecerem na tubulação que corre pelo interior da edificação, seja no chão, seja na parede. É comum a infiltração em vazamentos não visíveis, ou seja, uma parte da parede, como o rodapé, costuma ficar úmida ou mesmo molhada, aparecem manchas na região, indicando que está vazando água.

Os custos com reparos de vazamentos são geralmente altos porque é necessário mexer na estrutura da casa para a localização exata do problema e para o conserto. Quebrar paredes e pisos é um procedimento habitual na manutenção corretiva de canalizações com vazamento de água.

Os vazamentos costumam ser causa de desperdício em diferentes locais, inclusive nas redes de abastecimento, em que um volume elevado de água pode se perder, gerando prejuízos para essas empresas e, ao mesmo tempo, comprometendo o fornecimento para as residências e estabelecimentos comerciais.

Um forma de constatar a existência de algum vazamento não visível, principalmente em casa, é o aumento na conta de água sem que tenha havido grandes transformações na rotina de consumo dos moradores e sem que tenha acontecido algum reajuste na taxa de água.

Em casos assim, é possível que exista algum tipo de vazamento na edificação e o melhor é chamar profissionais especializados para inspecionar o local.

No caso de piscinas, o “desaparecimento” da água pode ser motivado pela evaporação ou por vazamentos. Os técnicos especializados têm como investigar e detectar a verdadeira causa.

As técnicas modernas de identificação de vazamentos

Felizmente, hoje em dia, já existem tecnologias que permitem identificar vazamento de água sem a necessidade de mexer na estrutura da construção. A inspeção com câmera de vídeo, por exemplo, permite um diagnóstico mais preciso, com a ajuda de imagens, podendo ser aplicada em tubulações de água, águas pluviais, esgotos, efluentes industriais e em outros pontos com acessibilidade mais complicada.

A tecnologia através de som e ultrassom ajuda a identificar o local exato do vazamento mesmo que esteja sob o piso de concreto ou o asfalto da rua.

Esse recurso pode ser usado nos mais diversos ambientes: residências, indústrias, condomínios, casas comerciais.

Com a tecnologia apropriada, é possível identificar vazamentos em piscinas sem a necessidade de drenagem. São realizados testes individuais em cada tubulação, avaliando a estrutura interna e localizando com precisão onde se encontra o vazamento.

É importante apostar em bons hábitos de consumo para economizar água. E, sempre que você desconfiar de vazamentos, vale a pena contratar os serviços de uma empresa especializada, que ofereça serviços de boa qualidade e conte com os recursos mais modernos.

A sua conta de água aumentou? Desconfia de algum vazamento de água? Aproveite para curtir a página da LEAK Inspection no Facebook!

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato