Escolha uma Página

Está sofrendo com algum vazamento de água em seu apartamento? A responsabilidade pelo vazamento é sua do seu vizinho ou do condomínio? Quem é o responsável por esse prejuízo? São tantas questões envolvidas quando se trata de um vazamento em apartamento. Lembrando que um vazamento normalmente tem como origem um foco de perda de água em alguma tubulação do prédio, normalmente de água ou de esgoto, podendo ser visível a olho nu ou não. 4 riscos que um vazamento em apartamento proporciona aos inquilinos. Apesar de ser um problema aparentemente simples, muitas vezes ele acaba oferecendo diversos riscos ou prejuízos caso não seja identificado e reparado rapidamente. Um vazamento de água ou de esgoto envolve muitas questões que se tratam não apenas do apartamento afetado, mas também de seus vizinhos, do meio ambiente e até mesmo a estrutura do prédio que está sofrendo com o problema. Na maioria dos casos, se não for tratado adequadamente e rapidamente, é bem provável que gere conflitos de relacionamento com todos envolvidos. Mas afinal, quais são os riscos que o vazamento pode causar?

  • Umidade no patrimônio
  • Desperdício de água
  • Redução na pressão
  • Risco de contaminação

Agora irei falar um pouco mais sobre cada risco citado acima.

1 – Umidade nos aposentos

mofo-na-parede A maioria dos vazamentos de água ou de esgoto quando permanece por muito tempo em uma parede, acaba fazendo com que aquele local fique úmido e isso não é nada bom para o bem estar das pessoas que vivem ali. Um dos perigos que a umidade pode oferecer quando não tratada, é o possível surgimento de mofo, e o mofo pode prejudicar a saúde do morador (podendo causar problemas de saúde). Saiba mais sobre os perigos do mofo nessa matéria do G1.

2 – Desperdício de água

falta-de-agua Acredito que você já deve saber muito bem o quanto isso é prejudicial para o meio ambiente, não é mesmo? A verdade é que todos nós estamos sofrendo com a falta de água, e quanto menos desperdiçarmos melhor. Os vazamentos de água são uma grande parcela dos gastos efetuados pela população nacional que infelizmente acaba colaborando com o desperdício de água e por consequência, colaborando com a seca em muitas regiões. Mas não irei entrar muito em detalhes nesse artigo. Mas você pode ler esse artigo para conhecer dicas sobre o uso consciente da água.

3 – Redução de pressão

torneira-com-pouca-pressao Dependendo da intensidade do vazamento de água, pode afetar a pressão de distribuição de água. Em prédios, a pressão para distribuição de água pelos apartamentos é ainda maior do que em uma casa térrea, pois normalmente o reservatório de água está bem acima dos pontos de consumo. Caso os encanamentos apresentem perda de água, devido à pressão, o vazamento se torna bastante significativo podendo, em volume, atingir níveis bastante elevados. Caso deseje, você pode saber mais sobre a redução de pressão no site da sabesp.

4 – Risco de contaminação

bebendo-agua-contaminada Com a tubulação da água furada, também há um grande risco de contaminação da água, e o pior de tudo, é que essa contaminação pode acabar afetando a sua saúde. Há diversos riscos à saúde que você corre ao beber água contaminada:

  • Diarreia;
  • Febre tifóide;
  • Hepatite A;
  • Parasitose;
  • coli;
  • Cólera;
  • Rotavírus e
  • Noravírus.

Saiba mais sobre os riscos ao beber água contaminada. Por isso é importante ficar atento à coloração da água. Agora que você já percebeu que um vazamento de água em um apartamento não é algo que deve ser deixado de lado, e merece uma grande atenção, está na hora de identificar se há algum vazamento ocorrendo em seu aposento. Para isso é importante estar atento aos seguintes sinais:

  1. Aumento na conta de água
  2. Umidade ou manchas na parede
  3. Pinga-Pinga

Esses são apenas os três principais indícios, mas você também pode realizar esses quatro testes para detectar o vazamento de água. Espero que tenha entendido que um vazamento em apartamentos ou casas não são brincadeira e que precisam ser identificado o mais rápido possível. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, comente logo abaixo que irei responde-lo. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos. O meio ambiente agradece a sua ajuda 😉

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato