Escolha uma Página

Os vazamentos sempre dão dores de cabeça, seja em casas, seja em empresas. Os custos acabam saindo altos demais quando se demora a identificar a origem do vazamento e também em função de quebra de paredes e/ou de pisos.

Em uma empresa, mexer na estrutura da construção não somente aumenta os gastos, mas atrasa os trabalhos interferindo no dia a dia da empresa, compromete a produtividade e contribui para a depreciação do imóvel.

Felizmente, hoje já existem técnicas que permitem localizar vazamento sem destruição. Veja quais são essas técnicas ao longo de nosso post.

Identificando em locais inacessíveis

Com as ferramentas certas, é possível localizar vazamento em pontos difíceis ou mesmo inacessíveis. Entre esses locais inacessíveis, podemos citar:

  • interior de colunas e paredes;
  • tubulações de gás, ar comprimido, água e esgotos;
  • tubulações de combustíveis e efluentes industriais;
  • sistemas de aquecimento e irrigação;
  • abaixo de asfalto e concreto;
  • localização de cabos elétricos e telefônicos.

Os equipamentos usados na localização de vazamentos em empresas

Uma empresa especializada na identificação de vazamentos sem destruição de estruturas utiliza ferramentas avançadas e eficazes.

Os equipamentos envolvem ultrassom, termografia, vídeo câmara, incluindo a análise de gás. Essas ferramentas permitem localizar vazamento sem destruição. Elas também determinam o traçado das tubulações e a localização das caixas de passagem que estão enterradas.

Com os equipamentos certos, os profissionais especializados podem fazer a planta de rede de águas pluviais, efluentes industriais e esgotos com plena eficácia e sem transtornos. As plantas são realizadas em formato DWG, que é a extensão de arquivos nativos de Autocad.

O ultrassom para localizar vazamento sem destruição

O ultrassom consiste em um aparelho muito conhecido no universo da saúde para a realização de exames. Com a sua utilização, torna-se possível visualizar regiões internas do corpo humano, identificando problemas de saúde, como pedras nos rins, problemas no fígado e outras doenças.

O ultrassom, como o próprio nome diz, detecta anomalias através dos ruídos. Vazamentos de ar comprimido, por exemplo, são causados pela vazão de fluidos de um ambiente específico de alta pressão para outro ambiente em que a pressão é baixa, o que gera turbulência. Essa turbulência produz sons de alta frequência, ou ultrassons, que podem ser detectados pelo equipamento.

O sensor apresenta um cristal piezoelétrico muito sensível, que permite ao profissional orientar de forma rápida o equipamento para o ponto que está apresentando maior intensidade. Dessa forma, é possível identificar o ponto exato do vazamento.

Entre as especificações técnicas do aparelho de ultrassom estão o sensor com cristal, a capacidade de operar a determinadas faixas de frequencia e a amplificação dos sons.

Com esse aparelho, é possível investigar por trás de paredes e sob os pisos, procurando pela origem do vazamento sem ser necessário mexer na estrutura da edificação.

A termografia na identificação de vazamentos

A termografia utiliza o calor para registrar imagens. O dispositivo apresenta sensores de caloria, sendo usado para registrar as paredes, o piso, o teto, diferenciando os níveis de temperatura.

A termografia permite identificar pontos da edificação em que há problemas, como infiltração de água e até vazamento na tubulação de esgoto. É possível realizar uma ampla varredura na empresa em pouco tempo.

Os dispositivos de termografia ou termovisores são muito modernos e vêm se destacando no mercado nacional. Eles possibilitam examinar diferentes problemas na edificação, sem que haja a necessidade de empregar marretas e quebrar paredes ou pisos aleatoriamente ou de maneira somente intuitiva. Além disso, o resultado sai na hora, agilizando o serviço.

Com o monitoramento em tempo real das mudanças de calor, o profissional poderá detectar o vazamento em seu ponto exato, limitando-se a quebrar a parede ou piso apenas nesse local específico.

Dessa forma, o trabalho é bem menor e os custos também. Evita-se aquela sujeira costumeira quando são realizados reparos em vazamentos na forma tradicional.

Além de ajudar a localizar vazamento, o termovisor também identifica outros problemas. A queda na temperatura pode indicar, entre outras coisas, ar passando pelas paredes da construção, pois esse evento gera queda na temperatura.

Até mofo e bolor podem ser identificados por meio da termografia. Esses problemas podem danificar seriamente a estrutura do prédio.

Outros problemas que podem ser detectados através de termografia são: a umidade; a entrada de água/ar por janelas e portas; problemas com isolação e mal isolamento; pontes térmicas.

A vídeo câmera: outro equipamento que identifica vazamento

A vídeo câmera realiza o que se chama de vídeo inspeção. Ela realiza a inspeção interna das tubulações. Assim, sem precisar mexer na estrutura, é possível identificar vazamentos nas tubulações hidráulicas e sanitárias, bem como inspecionar tubulações de ar condicionado, de chaminés, localização de caixas de inspeção, tubulações de diferentes diâmetros.

O equipamento usado na vídeo inspeção é constituído por uma câmera de alta definição (HD) que tem luzes de LED controláveis. Esse equipamento deve ser introduzido na tubulação usando um cabo de fibra de vidro ou um robô que pode ser guiado pela tubulação.

O profissional que está operando o equipamento acompanha as imagens por meio do monitor. Essas imagens podem ser gravadas em uma mídia de DVD ou CD. Assim, o cliente pode analisar os resultados do trabalho feito pelo profissional.

Por meio da vídeo câmera, muitos problemas podem ser detectados, como rachaduras, corrosões, ligações clandestinas e outras coisas. Vazamentos e infiltrações poderão ser corrigidos antes que aumentem e causem maiores prejuízos.

A vídeo inspeção, tal como outros recursos usados pelos “caçadores de vazamentos”, oferece economia de tempo e de dinheiro. Depois de avaliar as condições no interior das tubulações, também é possível elaborar relatórios registrando o fato.

A importância da análise de gás

O vazamento de gás pode ser pior que o de água do ponto de vista da segurança de sua empresa ou residência. Com as ferramentas corretas é possível efetivar essa análise com precisão. Trata-se da análise espectral dos transientes de pressão, da qual já falamos mais acima, quando explicamos o uso de ultrassom para localizar vazamento sem destruição.

O vazamento de gás pode provocar explosão e ameaçar vidas. Por se tratar de um fluido invisível, os usuários do prédio não podem identificar seu vazamento pela observação visual, ou seja, com o auxílio de seus olhos. Geralmente, é o cheiro que atrai as pessoas. Mas quando esse vazamento acontece ou começa em áreas mais difíceis ou inacessíveis, a situação fica bem mais complicada.

É fundamental a inspeção detalhada, feita por uma empresa especializada, para analisar se existem realmente vazamentos de gás na edificação.

Enfim, atualmente, é possível localizar vazamento em uma empresa sem destruir nada dentro dela. O reparo será feito no ponto certo! Basta contratar uma equipe que faça uso da tecnologia mais apropriada.

O que pensa sobre o assunto? Já recorreu à tecnologia avançada para identificar vazamentos na sua empresa? Aproveite e compartilhe su

0800 7735325

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato