Escolha uma Página

Um homem precavido vale por dois. Verdade contida em poucas palavras. Quando o gestor fecha os olhos à realidade e desconsidera os imprevistos e a possibilidade de problemas, ele sofre em dobro e perde muito. Os prejuízos financeiros podem ser altos demais.

O bom gestor deve estar sempre atento e gerenciar riscos. Por mais eficaz que seja uma máquina, está claro que ela precisa de cuidados. Certas máquinas apresentam um sistema hidráulico que precisa passar por manutenção e revisão periódicas. Além disso, também convém analisar as instalações hidráulicas por meio de manutenção preventiva.

A falta de previdência pode comprometer a produção de sua empresa! Veja por que é importante planejar manutenções e revisões hidráulicas na indústria!

Os equipamentos e as instalações hidráulicas na indústria

Em uma indústria, certos equipamentos hidráulicos ajudam a aumentar a produtividade. Se eles ficarem parados devido a defeitos, a produção fica seriamente comprometida.

É por isso que uma empresa especializada deve efetuar a manutenção hidráulica industrial. Por meio dela, os profissionais detectam erros que já existem e podem também antecipar futuros problemas, evitando que eles venham a se tornar uma realidade.

As instalações hidráulicas dentro da indústria também são complexas e impactam diretamente na produção. Elas alimentam diferentes equipamentos e podem correr a descoberto, por sob o piso ou dentro das paredes.

Dessa forma, a manutenção dos equipamentos e instalações hidráulicas garante que a produção continue no mesmo ritmo, favorecendo o desenvolvimento da indústria.

As diferentes instalações hidráulicas

Entre as instalações hidráulicas, existem as tubulações de resfriamento, as redes de ar comprimido e vapor, os sistemas de coleta de água pluvial, feitas com materiais como PVC, PPR, CPVC, em aço carbono ou em aço galvanizado.

O sistema de tratamento de esgoto, de efluentes gordurosos, efluentes sanitários também são exemplos de instalações que precisam de manutenção preventiva periódica.

Enfim, as instalações hidráulicas de uma indústria envolvem, além das redes de abastecimento, a coleta de esgoto e de águas pluviais, as tubulações de gás e outras.

Os vazamentos em quaisquer dessas instalações geram altos custos para a indústria. Além de comprometerem o ciclo de produção também podem causar problemas ambientais e gerar penalidades da parte de certos órgãos governamentais.

A manutenção hidráulica industrial

Convém planejar manutenções hidráulicas na indústria para evitar transtornos futuros e que podem ser de grandes proporções. Uma empresa especializada conta com equipamentos sofisticados que permitem identificar problemas sem a necessidade de demolir as estruturas.

Uma planta completa pode ser elaborada pelos profissionais, a partir da qual será possível efetivar uma avaliação de todas as instalações hidráulicas, com o traçado exato das tubulações, a rede de águas pluviais, de esgoto e de efluentes industriais. Tudo detalhado para facilitar os procedimentos de manutenção.

Assim, indícios de vazamentos já serão detectados antes que venham a gerar maiores problemas. Falhas que possam causar vazamentos futuramente também serão identificadas e corrigidas imediatamente.

Os tipos de manutenção

Como em qualquer empresa, a manutenção hidráulica industrial pode ser corretiva ou preventiva. A manutenção corretiva acontece quando o defeito já existe e vem causando algum transtorno — ou seja, de algum modo, a produção já vem sofrendo por causa do problema.

As manutenções corretivas sempre serão necessárias em algum momento, mas o importante é trabalhar no intuito de evitar que os danos apareçam e provoquem prejuízos. Consertar um problema, reparar uma falha sai bem mais caro que evitá-la.

Por isso, planejar manutenções preventivas é a melhor solução.

A manutenção preventiva tem como finalidade diminuir ao máximo a possibilidade de falhas, ou seja de vazamentos e infiltrações. Ela se propõe a evitar, por exemplo, que vazamentos de dejetos industriais poluam o meio ambiente, contaminando o solo ou alguma fonte de água natural.

Ela também procura evitar que algum equipamento fique parado porque o sistema de água que o alimentava está com a tubulação danificada, vazando ou entupida.

A manutenção preventiva visa favorecer a produtividade da indústria, gerenciando e controlando os riscos. Ela monitora o desempenho das tubulações e procura otimizá-lo caso seja possível, afastando as probabilidades de defeitos.

Os equipamentos que detectam vazamentos

Uma empresa moderna usa equipamentos com tecnologia avançada para detectar os sinais ou a existência de vazamentos. Os métodos não são invasivos, usando o som ou o calor para identificar o problema.

Como muitos vazamentos não são visíveis devido à sua localização, os profissionais utilizam o aparelho de ultrassom, o aparelho de termografia e a câmera especial de vídeo para localizar com precisão o ponto em que a água está vazando.

O ultrassom detecta sons inaudíveis para o homem e o transforma em imagens que são reproduzidas na tela do próprio aparelho. É o mesmo princípio usado nos exames realizados no corpo humano, para identificar irregularidade nos órgãos.

A termografia utiliza o calor para detectar a existência de algum vazamento. Onde existem vazamentos, a tendência é uma maior umidade e uma temperatura mais baixa. Assim, uma queda brusca de calor em determinado ponto pode indicar algum cano rompido.

A câmera de vídeo é outro recurso usado na manutenção hidráulica industrial. Ela é introduzida na tubulação para fazer uma averiguação em seu interior e constatar se tudo está bem ou se existe alguma irregularidade que precisa de correção. A câmera é manipulada por um profissional por meio de um cabo ótico.

Os custos com vazamentos

Se em uma casa ou empresa comercial os vazamentos já representam custos elevados no final do mês, imagine em uma indústria!

Além de provocar a queda acentuada na produção, os gastos podem chegar a milhões de reais somente com o desperdício de água. Se os vazamentos causarem danos ao meio ambiente, o que geralmente acontece devido ao volume de água e resíduos produzidos em uma indústria, os custos serão ainda mais altos e podem resultar em processos judiciais caros e demorados.

A prevenção é sempre a melhor opção. O gestor e sua devem planejar manutenções hidráulicas da mesma forma que planejam a manutenção das máquinas e o controle de estoque. Mas é preciso procurar uma empresa especializada, que já presta serviços de natureza industrial e pode garantir serviços seguros e de boa qualidade, amparados por bons profissionais e tecnologia avançada.

O que você acha do assunto? Qual sua opinião sobre a manutenção hidráulica industrial? Deixe seu comentário nos espaços a seguir e enriqueça o post com sua opinião!

0800 7735325

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato