Escolha uma Página

Problemas na tubulação sempre são desagradáveis, principalmente quando há dificuldades de identificar sua localização precisa.

Como os tubos ficam abaixo do chão ou dentro das paredes, nem sempre é uma tarefa fácil saber onde os problemas realmente estão. Há situações em que só sabemos que existe algum vazamento por causa de uma consequência depois de algum tempo.

Uma forma de lidar com esse problema é fazendo a vídeo inspeção. Neste post, você vai compreender melhor como esse processo funciona. Confira!

O que é vídeo inspeção?

A vídeo inspeção pode ser uma estratégia eficaz em qualquer local, principalmente nas indústrias, em que o sistema hidráulico tende a ser maior e mais complexo.

Trata-se de um método bastante moderno de inspeção em instalações hidráulicas. Ele é muito prático, dispensando a necessidade de quebrar estruturas para identificar em qual parte está o problema — ou seja, é um método não destrutivo e, portanto, mais econômico e limpo.

Como o nome diz, a vídeo inspeção é realizada por meio de câmera de vídeo. Esse equipamento é colocado dentro do tubo.

Para isso, a câmera é acoplada a um cabo ótico que operado por um profissional. O cabo é inserido na tubulação e segue pelos canos, contornando curvas e atravessando junções.

A imagem aparece para o profissional em tempo real. Ele avalia o estado da tubulação e, posteriormente, redige um laudo técnico.

É possível também fazer uma gravação de todo o processo para enriquecer o laudo com mais informações, que sejam relevantes.

A vídeo inspeção pode ser feita em canos de diferentes dimensões, inclusive naqueles que são curtos e longos. O cabo ótico alcança geralmente 100 metros de comprimento, é flexível e permite visão detalhada da parte interna das tubulações.

Há câmeras e cabos para canos diferentes, permitindo que sejam analisados canos com diâmetros de 26 milímetros até 2000 milímetros.

Como são as câmeras de vídeo inspeção?

As câmeras de vídeo de inspeção são projetadas especialmente para esse trabalho, para ambientes úmidos e hostis.

A imagem é HD (alta definição) e, desse modo, permite uma visualização boa de todos as partes da tubulação, obtendo um diagnóstico confiável.

Pode ser usada uma microcâmera ou uma macrocâmera. Há também um localizador. Juntos, esses dois equipamentos vasculham a parte interna dos ralos, dos tanques, dos vasos sanitários, dos ramais de pia, da rede de esgoto em busca de perfurações, trincas, instalações mal feitas, corrosões e outros problemas. A localização precisa do problema é feita com o dispositivo ocalizador.

Quais são os problemas que uma tubulação pode apresentar?

Uma tubulação pode apresentar diferentes problemas, e a vídeo inspeção consegue detectar todos:

  • deslocamentos: o cano pode ficar desalinhado ou se desencaixar de conexões e tubos, o que causa vazamentos;
  • rachaduras e quebras: são falhas na estrutura com potencial de vazamento e exigem reparos imediatos;
  • obstruções: certos objetos podem cair nos tubos, provocando obstruções à passagem da água ou do esgoto;
  • interferências: pontos de conexão entre tubulações de esgoto e/ou efluentes com tubulações de águas pluviais;
  • localização de caixas de passagens que não possuem tampa visível no piso;
  • determinação do traçado das canalizações possibilitando elaboração de “as built”;
  • infiltrações: em alguns casos, raízes de plantas podem invadir os canos, provocando vazamentos e/ou infiltrações;
  • corrosões: é um problema que ocorre devido à oxidação dos canos de metal (além de por em risco a estrutura do sistema hidráulico, a corrosão também é danosa para a saúde, já que compromete a qualidade da água);
  • desgastes: com o tempo e o uso, os tubos podem ficar desgastados, e os vazamentos podem aparecer.

Nas indústrias, as instalações hidráulicas são mais abrangentes, envolvendo, além do sistema de abastecimento, as redes de esgoto e de águas da chuva e, ainda, o encanamento de gás.

Quais são as vantagens da vídeo inspeção?

A vídeo inspeção tem se popularizado, oferecendo vantagens como:

  • agilidade: o diagnóstico é feito quase que imediatamente, contribuindo para uma solução mais rápida e, assim, evitando que o problema se torne pior;
  • eficiência: a imagem é transmitida em tempo real; o profissional tem uma visão muito mais fundamentada do problema real (não é preciso especular nem tirar conclusões precipitadas — detecta-se qual é, de fato, o problema e qual é a melhor solução);
  • limpeza (método não destrutivo): não há quebra de paredes nem reformas complicadas para solucionar o transtorno; o processo fica mais limpo e seguro;
  • alto poder de alcance: a vídeo inspeção permite alcançar locais que nem quebrando pisos e paredes é possível chegar;
  • emissão de laudo técnico com imagens para a documentação: um documento que permite identificar com objetividade a causa do vazamento.

Indústrias, geralmente, precisam de relatórios e laudos técnicos para cumprir obrigações legais, já que são passíveis de fiscalização. As imagens podem ser armazenadas no servidor, em arquivos digitais ou em outro dispositivo. Podem ser enviadas por e-mail e também impressas, se for necessário.

Como escolher os melhores profissionais?

Os equipamentos de vídeo inspeção são sensíveis, exigindo treinamento dos operadores. É importante contar com os serviços de profissionais qualificados pois o bom treinamento é fundamental para um diagnóstico acertivo. Procure uma empresa com boa reputação no mercado para contratar serviços com segurança.

Desconfie de orçamentos muito baixos, que destoam significativamente dos valores de mercado. Nem sempre preço baixo demais está associada à melhor qualidade, representada por um bom trabalho, eficiente, que seja efetivo e solucione o problema.

Geralmente, as empresas atuam cobrando por metro linear. Para dar o preço, o ideal é fazer uma visita ao local.

Outra coisa que você pode fazer é comparar os equipamentos para saber se as empresas usarão a mesma tecnologia, se estão usando mais ou menos equipamentos. Isso pode significar um trabalho mais caro ou um trabalho incompleto. Lembre-se de que o importante é que a empresa conte com os equipamentos necessários para efetuar um bom trabalho.

Uma dica para facilitar a avaliação e o orçamento da vídeo inspeção é fornecer a planta da instalação hidráulica. Tire todas as suas dúvidas antes de contratar o serviço. Fique ciente também de que o Código do Consumidor (CDC) determina que a empresa deve oferecer 90 dias de garantia. Nesse prazo, o consumidor tem direito a que o trabalho seja refeito ou, se preferir, pode receber o dinheiro de volta.

Precisa de serviços de vídeo inspeção? Está enfrentando algum problema de vazamento? Então aproveite o momento e entre logo em contato conosco. Estamos à sua disposição para prestar todos os esclarecimentos que precisar!

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato