Escolha uma Página

Modernamente, a tecnologia é uma aliada de todos os profissionais em praticamente todos os setores. As ferramentas da tecnologia ajudam na forma de softwares e de equipamentos sofisticados, alguns integrados a softwares, que são aplicados em campo.

No caso de vazamentos, também existem recursos especiais que podem ser utilizados para detecção de forma limpa, sem fazer sujeiras, nem exige a demolição total ou em parte das estruturas. Os vazamentos são sérios transtornos para imóveis residenciais, comerciais e industriais, pois atrapalham as atividades, implicam em custos e costumam envolver reparos trabalhosos, com demolição de estruturas e muita sujeira acumulada sem contar com o incômodo de uma obra não programada.

Veja mais sobre a tecnologia para detecção de vazamentos a seguir.

O aparelho de ultrassom: uma solução que detecta vibrações

Um dos exemplos de tecnologia para detecção de vazamentos é o aparelho que capta vibrações nas frequências de som e ultrassom. Trata-se de um equipamento usado para identificar vazamentos em pontos onde eles não podem ser vistos ou detectados pelo odor ou sinais visíveis. O uso dos equipamentos de som/ultrassom é muito útil para localização de diversos tipos de vazamentos de fluídos sob pressão que, ao vazarem, provocam uma vibração capaz de ser detectada por tais equipamentos. Existem equipamentos mais sofisticados providos de filtros que minimizam interferências externas como ruído provocado por trânsito de veículos nas imediações, aparelhos de ar condicionado etc.

Existem muitos detectores de vazamentos ultrassônicos, que são de pequenas dimensões, portáteis, podendo ser transportados facilmente ao longo das tubulações durante os serviços.

Detectores de Gás

O detector de gás é uma boa alternativa e um grande aliado em algumas situações de vazamentos. Com a utilização de gases especiais e inertes que são introduzidos na canalização durante os testes, em caso de vazamento, traços do gás podem ser detectados pelo equipamento em questão contribuindo e auxiliando na detecção do exato local do vazamento.

O equipamento de termografia: uma técnica que usa câmeras termográficas

A câmera termográfica é um instrumento valioso na localização de vazamentos. A câmera termográfica torna visível diferenças de temperatura mostrando ao operador uma imagem cheia de cores que traduzem as diferentes temperaturas.

Uma área com vazamento de água pode, devido a umidade, apresentar uma temperatura menor do que as áreas onde não há presença de umidade. Infiltrações ou falhas de impermeabilizações podem, em alguns casos ser identificadas com o uso de câmeras termográficas.

Para fazer a detecção de alterações de calor nas superfícies, as câmeras termográficas fazem uso dos princípios da termografia. A lente do detector na câmera consegue visualizar uma quantidade maior de frequências de luz do que o olho humano. As mínimas mudanças na temperatura aparecerão na tela da câmera, dispostas em uma paleta de cores, a qual pode ser compreendida pela visão do homem.

Assim, o aparelho de termografia não é como o aparelho de raios-X, pois não consegue ver através de paredes — ele identifica mudanças de temperatura no interior das paredes. Ele pode ser usado para a detecção de vazamentos em residências, casas comerciais, condomínios, indústrias em casos diferentes de vazamentos:

Também é usado para detectar vazamentos de água subterrânea e a perda de calor em sistemas de resfriamento. O equipamento é especialmente útil na detecção de infiltrações em sistemas de água quente. Isso porque a variação de temperatura nos tubos quentes em relação à área circundante pode ser bastante alta e rapidamente detectada por uma câmera de boa qualidade.

Primeiramente, é preciso ajustar o aparelho para detectar a temperatura com muita sensibilidade, de modo a se conseguir uma imagem ideal. Quando estiver usando o equipamento, é importante atentar para as áreas próximas ou sob os banheiros.

A câmera de vídeo-inspeção: outra boa tecnologia para detecção de vazamentos

A inspeção com vídeo-câmera é uma tecnologia para detecção de vazamentos que consiste em uma câmera especial, presa a um cabo, que é introduzida dentro da tubulação para verificar suas condições, gravando imagens in loco. Ela fornece um diagnóstico preciso nas tubulações de água, esgoto, efluentes industriais, águas da chuva e demais lugares em que o acesso ao encanamento é mais difícil.

A vídeo câmera também pode ser acoplada a um robô que entra na tubulação transmitindo e gravando as imagens internas da tubulação.

A câmera de vídeo-inspeção ajuda na identificação de obstruções, de entupimentos recorrentes, na determinação de um traçado de tubulação. Como as outras tecnologias citadas, ela também evita a quebra desnecessária de estruturas, a qual contribui para depreciar o patrimônio.

Mostramos três exemplos de tecnologia para detecção de vazamentos que facilitam a identificação do transtorno e geram economia para o proprietário do imóvel. Os equipamentos podem ser usados em casas, apartamentos, indústrias, prédios comerciais etc.

Se deseja mais informações sobre esses equipamentos, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: veja nossa página no Facebook e nosso canal no Youtube!

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato