Escolha uma Página

O nome caça-vazamento é uma expressão popular para designar os profissionais especializados na identificação de vazamentos através de equipamentos específicos, modernos, que evitam a demolição parcial, ou total, de alguma estrutura para encontrar o foco do vazamento.

Esses profissionais podem fazer uma grande diferença na hora de fazer a manutenção de sua casa ou empresa. É melhor recorrer a eles que se arriscar com um serviço mais trabalhoso, mais demorado e mais caro. Veja, neste post, o que faz um caça-vazamento e como ele pode te ajudar!

O caça-vazamento identifica qualquer tipo de vazamento

A primeira forma como esse profissional poderá te ajudar é identificando qualquer tipo de vazamento. Existem diferentes formas de vazamento: de água, de esgoto, de gás. O caça-vazamento pode identificar qualquer um deles.

No caso dos vazamentos de água, ele conseguirá detectar onde está o problema sem causar ruídos incômodos, quebrando paredes e comprometendo a estrutura do imóvel. Em relação aos vazamentos de gás, a ação do especialista é fundamental porque evitará problemas maiores, como uma grande tragédia devido a explosões e incêndios ou até à morte por asfixia.

Nos vazamentos de esgoto, mais uma vez, o profissional mostra-se valioso, pois evita que os dejetos contaminem o solo, as águas e ar, causando transtornos ambientais que podem variar de pequenos a gravíssimos. Os efluentes industriais, por exemplo, tendem a provocar sérios problemas no ecossistema, poluindo os mares, os rios e o lençol freático.

Vale lembrar ainda outro tipo de vazamento, que geralmente dá muito trabalho: o vazamento de piscinas. Às vezes, é muito complicado encontrar o ponto exato em que se origina o problema. A evaporação da água também pode confundir, ou seja, a pessoa pode julgar que seja algum vazamento o que é apenas evaporação ou pode julgar que é evaporação um efetivo vazamento. Com os equipamentos certos, o especialista tira a dúvida e consegue saber o local do transtorno e agir prontamente sobre, evitando que a situação piore.

Há menos trabalho, menos sujeira, menos gastos e mais agilidade

Pelo fato de trabalhar apoiado pela tecnologia, o caça-vazamento só usa a marreta e outras ferramentas pesadas para trabalhar no ponto exato em que foi identificado o vazamento, limitando o trabalho e reduzindo a sujeira e o barulho. Consequentemente, haverá menos gastos também, pois não será necessário reconstruir a estrutura inteira, seja parede, laje, cobertura, piso sem falar na grande economia de tempo com uma solução rápida, limpa e eficiente.

Um trabalho mais limpo e rápido, enfim mais eficaz, com menos ruídos, que tendem a incomodar não apenas os usuários da construção, mas também os vizinhos. Quando se trata de um estabelecimento comercial ou indústria, a agilidade do trabalho permite aproveitar melhor o tempo, reduzindo o período de ociosidade e improdutividade. Sem falar que o fato de não fazer tanta sujeira também é uma grande vantagem para não interromper ou atrapalhar as operações.

O meio ambiente e a saúde agradecem

O profissional especializado em identificar vazamentos e infiltrações não ajuda somente você, ajuda também o meio ambiente em certas situações. É o caso, por exemplo, dos vazamentos de esgoto e de efluentes industriais. Eles podem comprometer seriamente diferentes ecossistemas. Se alcançarem fontes de águas, eles podem matar a fauna e a flora dos mares, rios, lagos.

Podem atingir o lençol freático, subterrâneo, contaminando a nascente de rios e a água de poços artesianos. O solo pode sofrer erosão, rachando e abrindo voçorocas, e até “morrer” na medida em que perde os nutrientes e se torna inútil para a germinação de plantas. Tudo depende da intensidade do vazamento, do volume de efluentes e dejetos que alcançarem essas áreas.

Há o perigo da poluição do ar, com o mau cheiro a céu aberto, e a transmissão de doenças bacterianas, virais, fúngicas, que podem afetar toda uma população, principalmente as pessoas que morarem nas proximidades dos locais contaminados.

Agindo preventivamente, o caça-vazamento consegue impedir que uma situação complicada se transforme em um transtorno maior. Lembrando que, quando acontecem acidentes ambientais de grandes proporções, os responsáveis são duramente penalizados. Além de pagarem multas elevadas, eles podem ser presos e suas empresas ficam com uma imagem suja perante a sociedade, perdendo potencial competitivo.

Os equipamentos mais sofisticados são usados na atividade

Já falamos como os caça-vazamentos conseguem trabalhar com tanta rapidez e eficiência. Eles usam equipamentos que oferecem respostas em tempo real e são desenvolvidos tecnologicamente. Há equipamentos que utilizam tecnologia capaz de converter e filtrar frequências de som e ultrassom em som audível para análise do técnico especializado.

Outro equipamento é o que usa as variações de calor (temperatura) para identificar a presença de infiltrações e vazamentos. Esse método é o de termografia. Onde existe um vazamento de água, há umidade e, como resultado, a região específica apresenta uma temperatura mais baixa que ao redor. Isso é facilmente compreensível: quando uma infiltração atravessa a parede, ela fica molhada e aquela zona fica mais fria. Mesmo que o vazamento ainda não seja visualizado pelos olhos humanos, o aparelho consegue identificar a sua existência través da variação termográfica.

Outro equipamento é a câmera de vídeo-inspeção, uma câmera especial que, por meio de um cabo telescópico ou um robô, é introduzida na tubulação para verificar suas condições internas. As imagens captadas são vistas em tempo real em um monitor manipulado por outro profissional.

O caça-vazamento pode te ajudar a prevenir situações piores e até críticas. O importante é recorrer a um serviço de manutenção periódica e, assim que for identificado o problema, proceder-se à devida correção para saná-lo antes que o vazamento aumente e comprometa outras estruturas, a segurança da edificação, dos usuários (moradores, funcionários) e até do meio ambiente.

Aproveite para aprimorar seus conhecimentos. Neste post, falamos muito de vazamentos de efluentes industrias e de esgotos. Você sabe diferenciá-los? Veja qual a diferença entre efluente doméstico e industrial!

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato