Escolha uma Página

Enquanto potências mundiais discutem e fazem até guerras em busca de fontes de energia para o planeta, como o petróleo, por exemplo, muita gente se esquece de outra fonte muito mais importante para a sobrevivência humana: a água, nossa fonte de vida!Muitos de nós a temos tão facilmente que não damos valor para a água potável, nem pensamos em economizá-la. O fato é que estamos tirando a água na natureza muito mais rápido do que sua capacidade de reposição, e já há sim, o risco de que um dia a água venha faltar. Água: chegou a hora do uso consciente.
Infelizmente para muitas pessoas no mundo a água já falta, ou em vários casos, nunca chegou. Chegou a hora de colaborarmos cada vez mais com o meio ambiente já tão danificado por nós. Chegou a hora de usarmos a água conscientemente.

É bom saber:

• Mesmo com as chuvas abundantes do verão é preciso usar a água racionalmente para garantir o abastecimento no período de estiagem;• 46% das pessoas no mundo não têm água encanada em casa;
Mulheres em países em desenvolvimento andam, em média, 5,95 km para conseguir água;
• Dois terços da água potável é usada para produzir alimentos;

• Aproximadamente 70% da água doce do mundo está sob a forma de gelo, quase todo o restante está em aqüíferos que estamos drenando muito mais rápido que a capacidade de recarga da natureza;

• Em 15 anos, 1,8 bilhão de pessoas viverão em regiões de severa escassez de água.

Comece a mudar os hábitos de consumo de água a partir de sua casa
Este artigo contém diversas dicas para economia no uso da água, recurso escasso em todo o planeta, e também convoca as pessoas para incluírem a responsabilidade ambiental em suas atitudes em seu dia a dia.Algumas dicas da Sabesp (Companhia de Água e Esgoto de São Paulo):

– No banheiro

O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para a higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água que não esquenta.

– Hora do banho

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro ao ensaboar e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

– Ao escovar os dentes

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto ensaboa os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

– Lavar o rosto

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar. O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia, o consumo cai para 2 a 3 litros.

– Descarga e vaso sanitário

Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros, mas já existem no mercado bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001). Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

– Na cozinha

Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágüe. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.Você sabia que ao se utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água potável para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

– Área de serviço

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágüe. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

– Jardim e Piscina

Use um regador para molhar as plantas em vez da mangueira. Ao molhá-las durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia! Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.

– Carro

Use um balde e um pano para lavar o carro em vez de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos). Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros. Fique sempre atento a vazamentos em sua residência ou local de trabalho, alguns vazamentos podem não ser visíveis, por isso, acompanhe e observe detalhadamente suas contas de água para ter controle quando os aumentos de consumo forem fora do comum.
_______________________________________________________________

Texto adaptado por: Chrystianne Leite
Fonte:
http://www.revistameioambiente.com.br/2008/05/15/comece-a-mudar-o-mundo-a-partir-de-casa/

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato