Tranquilidade e segurança são as duas principais características que levam as pessoas optarem por condomínios ou apartamentos, mas quando se trata de vazamento e infiltração a palavra tranquilidade não é a mais adequada, pois é um dos assuntos mais polêmicos entre os moradores e o condomínio. Quem é o responsável (paga) por vazamentos em apartamentos? O conflito em questão é quem será o responsável pelos reparos. Nós sabemos que a responsabilidade é jogada de um lado para o outro, por isso, vou explicar nesse artigo de quem é a responsabilidade.
Afinal, quem é o responsável pelos reparos?
Cada área e caso em questão tem um responsável pelos gastos, e para ter certeza de quem é o responsável é necessário descobrir de onde realmente vem o vazamento ou infiltração. Por isso, separei os cinco casos mais comuns para falar sobre quem deve arcar com as despesas do reparo.
1° caso: Vazamento entre os apartamentos
Envolve mais de um morador no meio da discussão. Mas as regras são bem claras: A rede vertical é responsável em levar a água e coletar esgoto para todos ou de todos os andares, isto é, de uso comum, portanto, a responsabilidade é do condomínio. A rede horizontal são os canos que servem as unidades, ou seja, os responsáveis pelos reparos são os donos de cada apartamento. Mas, se o vazamento vem do andar de cima, o responsável é de onde vem o vazamento, neste caso, o morador de cima é quem deve pagar os reparos do apartamento de baixo.
2° caso: Varandas e sacadas são divididas da seguinte forma:
Caso o vazamento ou infiltração venha da tubulação vertical a responsabilidade é do condomínio. Já o teto e piso é responsabilidade de cada morador. Vale lembrar que a área externa das varandas e sacadas também é responsabilidade única do condomínio.
3° caso: Coberturas dos prédios (áreas comuns)
São de responsabilidade do condomínio, pois são áreas de uso e propriedade comum, exceto quando são áreas privativas ou apartamentos de cobertura.
4° caso: Fachada de prédios e condomínios
Esses reparos são exclusivamente do condomínio, porém, alguns preferem sempre adiar este gasto, mas a partir do momento em que a umidade invade os apartamentos, o condomínio também é responsável por esses reparos. Sendo assim, é aconselhável que o condomínio cuide sempre do patrimônio.
5° caso: Rede de gás
As instalações de gás são tubos diferentes dos de água ou esgoto, todos individualizados, assim, cada um servindo uma unidade. O trecho de tubulação a partir do medidor é de responsabilidade do apartamento ou casa. Em resumo os moradores só devem se preocupar com os vazamentos do próprio apartamento e do vizinho, caso seu vazamento ou infiltração chegue até ele, já os outros problemas pertencem aos condomínios. Depois de esclarecer quem é o real responsável para cada caso, o conflito pode ser deixado de lado, nada que uma boa conversa não resolva os conflitos causados pelos vazamentos e infiltrações. 😉 Qual a sua dúvida? Pergunte nos comentários, que responderei o mais rápido possível!
Gostaria de saber de que é a responsabilidade de umidade no ultimo ap do meu prédio… pois o condomínio teve uma despesa consideravel para trocar todas as telhas e ferragens da cobertura para evitar vazamentos. Porém agora a moradora do último andar diz que está com problemas de umidade no ap dela e quer que o condominio arque com os gastos… isso é correto? Lembrando que não tem vazamento apenas umidade.
Agradecemos muito seu comentário em nosso blog.
Como regra geral se a umidade é causada por falha em alguma estrutura do edifício, das áreas comuns, a responsabilidade é do condomínio.
Quando o foco de umidade ou de vazamento é em alguma instalação particular do apartamento, a responsabilidade é do proprietário do apartamento.
Cada caso deve ser avaliado por um especialista principalmente quando a definição não é clara e gera dúvida.
Olá, parabéns pelo artigo. Gostaria de fazer uma pergunta: A tubulação que sai da linha vertical até o 1o registro do apartamento, é de responsabilidade de quem?
Normalmente as tubulações até o registro geral do apartamento são consideradas como parte da prumada uma vez que deve ser fechado o registro geral da prumada para qualquer manutenção neste trecho.
É importante que isto seja discutido e acordado em assembléia.
Bom dia!!
Moro no primeiro andar que da direto a portaria,fui trocar o vaso sanitário e descobri um buraco de 1,20 cm ,diante desse problema resolvi então com o pedreiro de refazer os encanamentos do banheiro achando que tinha infiltração e descobri que tem um buraco imenso que vai do banheiro e estende até a sala e o quarto do meu filho, o banheiro fica no meio desses 2 cômodos.
Bom descobri que o apartamento de frente ao meu já teve a cozinha que afundou.
A pergunta é:
Essa situação é de responsabilidade de quem?
Como posso resolver esse problema pois tenho medo que o prédio esteja em situação de desabamento.
Achei negligência da síndica por acontecer 2 situações no mesmo andar e nada estar fazendo.
Desde já agradeço a sua atenção.
Faltam elementos para dizer qual a razão deste “buraco”. Se isto é um defeito ou possui alguma função. Aconselho obter uma opinião de um engenheiro especializado que poderá avaliar e recomendar quais ações devem ser tomadas.
Agradeço sua mensagem
Boa tarde,passei por essa situaçao morando no ultimo andar.passados 4 anos resolveram .teem que impermeabilizar o chao do sótão.Mudaram as telhas mas as aguas das chuvas infiltraram se no solo.Nunca mais tive humidade .Foi o condominio que pagou
obrigado por sua colaboração em nosso blog. Este é um problema bastante comum em apartamentos de cobertura
Boa tarde teve um vazamento no apartamento de cima na válvula da descarga e tinha um cano vazando e o morador tirou o registro de água que todos os apartamentos tem no banheiro então pra água parar tem que fechar o registro geral deixando outros moradores sem água ,e danificou o apartamento de baixo e ainda veio 160% a mais na conta de água ,quem paga e como se deve agir
Boa noite, o apartamento do andar de cima do meu, estava com vazamento no banheiro, que acabou danificando o meu gesso. O Gesso já foi consertado, porém falta refazer a pintura.
Apresentei três orçamentos a ele, todos com valores baixos e pedi que ele escolhesse um dos três para pagar, no entanto o mesmo se nega, pois ele quer fazer por um quarto orçamento, o quarto é um pintor de indicado por ele.
Minha dúvida é, se o apartamento é meu, eu não teria o direito de escolher quem eu quero que trabalhe dentro do meu apartamento? Existe algum amparo em lei?
Obrigado
Este é um detalhe legal que deveria ser respondido por um advogado. Procure conversar com o síndico e verificar se já ocorreu alguma situação como esta no seu condomínio.
Bom dia! Estou fazendo uma reforma no meu ap (trocando piso e embutindo tubulação) e descobrir um vazamento (a vizinha embaixo já tinha reclamado e pensamos ser descarga) falei com a sindica e meu pedreiro concertou e qndo acabamos e pedimos pra abrir a água,descobrimos outros vazamentos nas tubulações abaixo,(conversando com moradores descobrir q isso e antigo)porém a sindica está afirmando q foi causado por causa da mh obra e quer q eu pague. Sou eu quem tenho q pagar?
É difícil responder sem conhecer os detalhes da obra e sem saber quais e onde surgiram vazamentos.
A visita de um especialista poderá sanar estas dúvidas.
É difícil responder sem conhecer os detalhes da obra e sem saber quais e onde surgiram vazamentos.
A visita de um especialista poderá sanar estas dúvidas.
Boa tarde, o apartamento acima do meu estava com vazamento e o mesmo fez os reparos e agora está ok! entretanto parte do armario da minha cozinha foi condenado devido a umidade,
ele não pretentde arcar com meu prejuizo cabe processo e danos morais?
Se o vazamento foi nas instalações do apartamento do andar acima, os reparos aos danos sofridos pelo seu apartamento também devem ser responsabilidade do proprietário do apartamento do andar acima. Neste caso é melhor consultar um advogado.
Na madrugada, a forte pressão da água da torneira da máquina de lavar, a qual ficou sempre aberta nos anos em que aqui resido, bem como em outros apartamentos se tem esse hábito, com a força soltou a mangueira da máquina de lavar, onde em decorrência alagou o apartamento (fato verificado por volta das 6 horas da manhã), tendo a água saído pela porta e correndo pelo corredor até chegar no último elevador.
De acordo com síndico a Atlas condenou a barra e outros componentes, não tendo apresentado um laudo técnico, somente quando o síndico perguntou por e-mail, se os danos foram por água, eles confirmaram.
O custo ficou em R$ 8.000,00, o que querem parcelar para eu pagar.
Não sendo ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou ato ilícito, mesmo assim tenho obrigação de arcar com estes prejuízos?
Boa noite, possuo um apartamento em um prédio de 4 andares o meu apartamento e no ultimo andar , meu problema e o teto do apartamento. No período chuvoso ocorrem vazamentos danificando as paredes, gostaria de um esclarecimento de acordo com conhecimento adquirido em vários sites do tipo a responsabilidade de vazamentos no meu caso seria do condomínio estou no caminho certo ? como devo proceder com relação ao condomínio ?
Teve uma vazamento no meu apartamento aonde causou danos nos dois apartamentos abaixo, proeminente foi no T na conexão dos canos vertical e horizontal quem deve arcar com esse valor, pois não tinha conhecimento do vazamento o valor ficou próximo dos 20mil
A vizinha do andar de baixo fez uma reclamação falando que quando uso o tanque do meu apartamento começa a vazar agua na lavanderia dela, no caso o encanamento vertical seria de responsabilidade do condominio? Se não, no caso eu teria que arcar com a manutenção? Ou por ser um encanamento de uso de todos o dono do apartamento afetado seria o responsavel?
Sr Eufrásio, no apartamento existem alguns ramais que ligam as instalações do apartamento à prumada. Estas tubulações são de responsabilidade do apartamento e as prumadas, que tem essa denominação por serem tubos verticais, são de responsabilidade do condomínio.
Um especialista em vazamentos, com equipamentos eletrônicos pode localizar o vazamento e dizer, geralmente antes de quebrar pisos e paredes, se o vazamento está nos ramais ou nas prumadas.
Agradecemos seu interesse pelo assunto e por ter nos consultado. Estamos à disposição para oferecer uma solução para esta questão.
Olá! Tivemos uma chuva de granizo muito forte que quebrou muitas telhas no condomínio e acabou por causar vazamentos em um dos apartamentos e um morador quer indenização devido aos estragos no seu piso que é de madeira. Porém a manutenção é feita regularmente e foi devido a um acidente da natureza a causa do problema. Neste caso o condomínio teria que arcar com as despesas deste apartamento?
Desde já, agradeço.
Bom tarde teve uma troca de reparo em um apartamento em cima no banheiro depois de duas semanas estorou uma mangueira no mesmo luga aonde foi feito o serviço emudando de água o apartamento de cima eo de baixo que é responsável?
Tem um vazamento no meu ap …na área de serviço. Entrei em contato com a administração do prédio…mas eles disseram que tenho que resolver com o morador. Porém….o morador do 271 é chinês… e não para em casa…não consigo entrar em contato. Eu moro no 241…e pelo que sei…o vazamento já passou por todos os andares. Esse vazamento pinga no chão o tempo todo…já estragou todo o teto e armário…fora os bichinhos que ficam andando nas paredes por conta do mofo. Por favor…será que vcs podem me orientar? Obg!
Teve um vazamento no andar abaixo do meu proveniente de um tubo feito em curvas somente de conexões, ficando a última peça com abertura de milímetros e este cano fica dentro do paredão coletivo por onde passam as tubulações de água suja ,água limpa e esgoto de todos os 12 andares. Predio saiu DA garantia ha 1ano. Pago condomínio e tambem fundo de reserva. De quem é a responsabilidade de arcarcom o prejuízo de terceiros?
Recebi meu apartamento a alguns meses. O apartamento de baixo, que ainda não tem morador, está sofrendo por um vazamento, proveniente de um cano de saída de água do meu tanque. Porém, este cano fica entre o gesso da cozinha do apartamento de baixo e meu piso, ou seja, sem nenhuma forma de acesso da minha parte. Estes danos seriam de minha responsabilidade ou da construtora?
vazamento de gás no piso térreo. Não souberam detectar se o vazamento está apenas dentro do apartamento ou no corredor por onde passa o cano de gás. Neste caso estão quebrando todo o corredor até o apartamento. Quem deve pagar neste caso, o condomínio ou o morador?
O proprietário do apto, pois a venda o imóvel, mas a hidra da suite estourou, e fica vazamento muita água, e a bomba do prédio não para de funcionar, já foi notificado, mas até agora não tomou providência, o porteiro tem a chave do apto, qual atitude deve ser tomada, a sindica pode solicitar o reparo, e depois isso ser cobrado no condomínio dele?
Se o apartamento já foi notificado e não tomou providências e isto está ocasionando aumento de custo para o condomínio acredito que a síndica pode providenciar o reparo e cobrar as despesas do proprietário do apartamento salvo algo em contrário nas normas e estatutos do condomínio.
Agradeço a pergunta
Olá meu nome e Paula gostaria de saber o seguinte moro no primeiro andar e o segundo andar está entupido na área do tanque e água está descendo pela escada abaixo parando na porta do meu apartamento água de esgoto o morador disse que todos tem que ajudar a arrumar isso procede pois e só na área dele que está entupido gostaria de saber se au tenho que arcar e meu prédio não tem síndico
Aparentemente, pela sua descrição, o entupimento está na saída do tanque do apartamento do segundo andar. Se isto se confirmar, a responsabilidade deve ser do apartamento do segundo andar.
Grato pela pergunta e sempre à disposição
Boa tarde, a vizinha do andar de baixo está alegando que tem um vazamento vindo do meu apto e que está com umidade no meio da parede dela (mas se o vazamento estivesse ocorrendo a umidade não teria que ser no teto?) Observando o cano que sai da minha cozinha(esgoto) ele faz ligação com o encanamento vertical…está pingando do lado de fora bem no joelho que faz a ligação com a minha parede neste cano. Escorre água pela parede de fora do edifício bem onde tem o tal cano. O responsável pelo reparo não teria que ser o síndico? Ele quer que eu quebre a minha cozinha para fazer o reparo. Se ficar comprovado que o vazamento é nesse joelho que liga o vertical ao meu apto. Posso cobrar dele na justiça o reparo?
Pela sua descrição deve haver um vazamento de esgoto na região do tubo de queda (prumada de esgoto) e, neste ponto, somente será possível saber se o vazamento está na parte sob responsabilidade do condomínio ou no trecho sob responsabilidade do apartamento quando o vazamento for exposto. Nestes casos recomendamos muito diálogo entre as partes envolvidas e também muito bom senso para uma solução amigável.
Espero ter ajudado e agradeço sua pergunta
Boa noite.
Tivemos um vazamento prumada, foi concertado. Porém o proprietário alega não encontrar o piso igual que foi quebrado, o mesmo quer trocar todos azulejos do banheiro pra ficar igual e quer cobrar o valor do condomínio. Não tenho a obrigação de pagar somente o quebrado, estaria abrindo precedentes futuros ? Pra não reformar banheiros de moradores onde poderiam alegar não encontrar azulejos igual ?
Grato
Boa tarde!
Pintei o teto do meu apartamento faz pouco tempo e com as chuvas houve infiltração por ser o último andar. Então avisei ao síndico que não fez o serviço em tempo chegando a parte do teto cair pelo acúmulo de agua. De quem é a responsabilidade para mandar ajeitar o teto uma vez que é consequencia da demora da ação do síndico em providenciar a reucuperação ?
Pela sua descrição, acima de seu apartamento existe uma estrutura, terraço, laje ou telhado, que é de responsabilidade do condomínio. A maioria dos condomínios entende que a restauração de danos causados por algum problema em alguma estrutura das áreas comuns ou de responsabilidade do condomínio deve ser assumida pelo condomínio a não ser que tenha sido deliberado algo em contrário em assembleia.