Escolha uma Página

Os vazamentos são sempre um problema que precisa de solução rápida. São muito comuns nas edificações, sejam residenciais ou comerciais, casas, apartamentos, indústrias e empresas.

As consequências de um vazamento são muitas, desde prejuízos financeiros pequenos até o perigo de ameaçar a estrutura da edificação e envolver gastos muito maiores.

A detecção de vazamentos podeser feita em imóveis térreos, em casas e também em apartamentos e são muito comuns nos condomínios.

Que tal explorar mais o tema? Veja como detectar vazamento em apartamento!

Os vazamentos e as contas de água

Quando não há individualização das redes de água dos apartamentos pode ser um pouco mais difícil localizar vazamentos em unidades condominiais é que, geralmente, a conta de água vem embutida na taxa condominial e não é possível perceber aumentos discrepantes em relação ao consumo total do condomínio.

Hoje, muitos condomínios já adotam a taxa de água individual, em que cada apartamento tem seu próprio hidrômetro e paga exatamente o que consome, dessa forma, já é possível perceber irregularidades com mais facilidade.

Mas não são apenas contas mais altas que ajudam a identificar vazamentos. Existem sinais, alguns bem visíveis, que contribuem para isso. Basta que o morador esteja atento a eles.

O vizinho pode alertar

Outra coisa que pode acontecer é um vizinho perceber os sinais de vazamento antes de você.

Por exemplo, um condômino que mora embaixo de seu apartamento pode notar manchas no teto ou até mesmo um gotejamento na unidade dele, indicando que existe algum problema na instalação hidráulica do apartamento de cima.

Como se trata de uma situação que está afetando não somente você mas outras pessoas, é fundamental tomar logo medidas corretivas e preventivas para solucionar o caso. As medidas preventivas evitam que a situação fique pior do que está com danos materiais nos apartamentos dos andares abaixo.

O síndico pode alertar

Quando há somente um hidrômetro para todos os apartamentos, é importante que o síndico ou o zelador faça anotações em planilhas registrando o consumo diário indicado no hidrômetro. Se o consumo sai fora do “normal” deve ser iniciada uma investigação.

Quaisquer desvios no valor do consumo podem ser indícios de que está acontecendo alguma coisa errada nas tubulações das unidades.

Os sistemas de água nos apartamentos

Os condomínios costumam apresentar dois tipos de sistemas de tubulação: o vertical e o horizontal.

O sistema vertical conduz a água para todos as unidades do prédio. O sistema horizontal conduz a água do sistema vertical pelo interior dos apartamentos.

Também existem os sistemas de esgoto que também possuem tubulações “verticais” e ramais “horizontais”.

As manchas nas paredes indicam que o vazamento está acontecendo provavelmente no sistema vertical. Nesse caso, como esse sistema é de responsabilidade do condomínio, o síndico deve ser imediatamente comunicado.

Geralmente os vazamentos nas tubulações verticais, chamadas prumadas, são de responsabilidade do condomínio e os ramais de responsabilidade do apartamento.

Essa atribuição de responsabilidade, no entanto, nem sempre é simples de identificar. Alguns moradores podem tentar se eximir de culpa e atribuí-la apenas ao condomínio ou a algum vizinho.

Uma empresa especializada pode localizar o vazamento, antes de efetuar quebras de pisos e paredes e, com isso identificar se a responsabilidade é do condomínio ou do condômino.

A identificação da origem do vazamento

Para detectar vazamento em apartamento, é necessário identificar antes de tudo a origem dele. Essa origem pode estar situada em dois ou três andares acima do seu apartamento. Pode ser no apartamento imediatamente superior ao seu, no do vizinho de parede, no seu próprio apartamento.

Os 5 objetos que ajudam a identificar vazamento em apartamento

Existem cinco objetos que podem te ajudar na hora de identificar vazamento em apartamento. São eles:

  1. cortinas úmidas;
  2. móveis mofados;
  3. tapetes e carpetes úmidos;
  4. estofados com mau cheiro (sofás, camas, poltronas);
  5. paredes com manchas de cor amarelada ou azulejos escurecidos.

A inconveniência de quebrar paredes

Se em uma casa já é complicado ficar derrubando paredes e quebrando o piso em busca de vazamentos, imagine em apartamentos!

Os vizinhos não gostariam e seria uma dor de cabeça para o síndico, que é o responsável pela gestão do lugar.

Além dos maiores custos para o proprietário do imóvel, seria desastroso para a convivência harmônica com os outros moradores.

Por isso, o melhor é contratar uma empresa especializada que, com profissionais preparados e equipamentos apropriados, possa detectar vazamento em apartamento sem a necessidade de mexer na estrutura do imóvel, sem fazer barulho e com muito maior eficácia.

Os procedimentos a adotar

Seja em um apartamento seu ou alugado, você pode adotar os seguintes procedimentos:

  • tire fotos e grave vídeos, pois comprovam a veracidade do fato (o vazamento existe), ficando mais fácil compartilhar com transparência o problema entre as pessoas envolvidas;
  • comunique o fato ao zelador e/ou ao síndico do condomínio;
  • solicite a visita de uma empresa especializada na identificação de vazamentos;
  • consiga o laudo técnico e mostre-o ao zelador e/ou ao síndico para combinar a data dos reparos entre os moradores envolvidos, no caso de o problema estar afetando mais de um apartamento.

Os equipamentos para detectar vazamento em apartamento

Uma empresa especializada em caçar vazamentos dispõe dos equipamentos adequados para procurar e identificar os locais exatos onde eles estão ocorrendo.

Esses equipamentos envolvem ultrassom, termografia e vídeo câmera.

O ultrassom identifica vazamentos através das ondas sonoras geradas por vazamentos em tubulações pressurizadas.

O equipamento de termografia usa as diferenças de temperatura para ajudar a identificar focos de umidade. A umidade resultante de infiltrações gera queda de calor nos pontos afetados, o que contribui para detectar vazamento em apartamento.

A câmera de vídeo é aplicada na operação chamada “vídeo-inspeção”, em que o equipamento, acoplado à extremidade de um cabo ótico, é inserido nas tubulações para verificar, através de imagens, as condições internas dos canos. Trata-se de uma câmera especial, que não se suja ou sofre danos em contato com a água ou com algum tipo de impureza presente dentro do cano. As imagens captadas nas tubulações são mostradas em outro aparelho, manuseado por outro profissional que monitora os movimentos da câmera.

Todos esses equipamentos apresentam resultados em tempo real.

Além de permitirem a identificação de vazamentos de água em paredes e colunas, eles servem para inspecionar tubulações de esgoto, de gás e de ar comprimido.

Trata-se de um trabalho prático e limpo, que não envolve ruídos incômodos, nem sujeira.

Detectar vazamento em apartamento exige alguns cuidados e procedimentos especiais, mas tudo fica mais fácil quando se contrata a empresa certa, que faz uso dos equipamentos e ferramentas adequadas para inspecionar.

A LEAK Inspection é uma empresa especializada em vazamentos e utiliza equipamentos adequados para oferecer a melhor solução em vazamentos e inspeções com vídeo câmera. Que tal interagir mais com ela? Siga as suas redes sociais: Facebook e Youtube!

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato