Escolha uma Página

Vazamentos em instalações hidráulicas são um problema muito ruim. Eles podem causar mofo nas paredes, derrubar o reboco, comprometer estruturas. E os vazamentos em instalações de esgoto sanitário podem ser até piores.

Diante de uma situação dessas, o correto é procurar imediatamente uma solução, contatando uma empresa especializada que seja capaz de detectar com precisão o ponto em que está ocorrendo o vazamento e possa reparar o dano antes que as coisas piorem.

Neste post, vamos analisar o que deve ser feito em caso de vazamento de esgoto!

Os perigos que um vazamento de esgoto pode causar

Essencialmente, vamos considerar os vários perigos que um vazamento de esgoto pode causar à população e ao meio ambiente. Um dos primeiros riscos é o de comprometer a estrutura do imóvel, como acontece também com os vazamentos de água. O conteúdo imundo que escapa das tubulações pode infiltrar-se sob o piso e na parte interna das paredes, ameaçando a solidez delas. Quando os vazamentos estão ocultos, atrás das paredes, o perigo costuma ser maior, já que ninguém percebe até quando algum problema pior acontece.

Para trabalhar de forma preventiva, deve-se proceder a uma rotina de manutenção, cuidando na desobstrução dos canos das instalações sanitárias.

Além dos perigos que envolvem a segurança dos moradores, pois a estrutura da casa pode ficar parcialmente comprometida, os vazamentos dentro das paredes trazem prejuízos financeiros. Você precisará reformar a parte que ficou afetada pelo vazamento, além de ter que consertar o defeito.

Por isso, sempre se recomenda a contratação de profissionais especializados para analisarem as condições das tubulações diante dos primeiros indícios de vazamento, já que assim se evitam problemas mais sérios.

Outros riscos são:

A poluição do solo

O vazamento de esgoto pode penetrar no solo e poluí-lo. Os resíduos que vazam pelos canos precisam de tratamento para serem reaproveitados pela natureza.

Da forma como passam para o solo durante um vazamento, eles são agentes nocivos ao meio ambiente. E podem provocar erosão também.

A contaminação dos lençóis freáticos

A maior parte de água saudável corre abaixo do solo, constituindo o lençol freático. O vazamento de esgoto também pode poluir essa água limpa da mesma maneira que contamina o solo.

A disseminação de doenças

As populações que moram às margens de esgotos a céu aberto vivem sofrendo com doenças diversas. Isso acontece porque a água com detritos compreende elevado nível de contaminação, podendo espalhar principalmente doenças causadas por bactérias.

Os vazamentos de esgoto podem facilitar a contaminação dos moradores da edificação e até dos vizinhos, provocando hepatite A, poliomielite, giardíase, diarreia por vírus, febres tifoide e paratifoide, disenterias bacterianas, ascaridíase (popular lombriga), esquistossomose, ancilostomíase (amarelão), teníase (também chamada de solitária), cisticercose, filariose (popular elefantíase) e outras.

Isso significa que ações preventivas, além de serem mais econômicas, garantem a segurança dos moradores contra a ação nefasta de bactérias, vírus e vermes diversos.

As dificuldades em identificar o vazamento de esgoto

Não é tão simples identificar vazamentos nas tubulações de esgoto. No caso dos vazamentos de água, um dos indícios pode ser a conta de água muito alta no final do mês. No caso de esgotos não é assim, pois o encanamento que não passa para a rua não é cobrado, ou seja, o valor da conta não sofrerá alterações.

Se a tubulação correr por baixo do quintal e o quintal for coberto por concreto, fica muito complicado identificar o vazamento. Se os tubos correrem por sob a edificação, a situação é a mesma.

Os indícios de vazamento

De qualquer forma, alguns indícios podem ser considerados. Por exemplo, a concentração de umidade em um ponto específico já serve de alerta. Com a umidade, podem se desenvolver musgos. As manchas de musgos em locais que antes eram completamente secos e não apresentavam a presença dessas plantinhas é um bom motivo para chamar uma empresa especializada para fazer uma averiguação.

Nos quintais sem concreto, cobertos por grama, muita umidade também é um indicativo de que algum problema pode estar em curso. Como o solo é coberto pela grama, a umidade é mais perceptível pelo tato que pela visão.

Outro sinal é o mau cheiro. O odor desagradável que o os resíduos exalam pode ser o melhor sinal de que está acontecendo um vazamento de esgoto. Ele costuma aparecer antes mesmo das manchas de umidade.

A melhor maneira de identificar e resolver problemas de vazamento de esgoto

As empresas que caçam vazamentos são providas de ferramentas avançadas para identificar qualquer tipo de vazamento: água, esgoto e gás. O método convencional de procurar o vazamento por análise visual, toque e dedução e depois ter que quebrar o piso e a parede para descobrir a tubulação é muito trabalhoso e pouco econômico. Além do mais, corre-se o risco de prejudicar canos que estavam em bom estado, piorando o problema.

A empresa especializada reúne equipamentos que permitem identificar o ponto exato onde o cano está vazando. Esses equipamentos envolvem aparelho de ultrassom (por meio do som, é gerada uma imagem em uma tela), aparelho de termografia (que detecta vazamentos por meio do calor), e câmera de vídeo (que é introduzida dentro da tubulação e registra as imagens internas).

Muitos podem achar estranho colocar uma câmera dentro do encanamento. Mas se trata de uma câmera especial, à prova de sujeira e de água, iluminada por lâmpadas LED. Ela é fixada em um cabo ótico e introduzida no cano, sendo manobrada por um profissional. Enquanto percorre o interior da tubulação vai registrando imagens que são visualizadas por outro profissional em uma tela.

A empresa também faz o traçado das tubulações e das caixas de passagem enterradas. Também elabora uma planta das redes de águas pluviais e do esgoto.

Com uma boa empresa, você terá menos custos e menos trabalho. Nada de quebra-quebra e muito tempo dispendido.

O vazamento de esgoto, apesar de ser um grave problema, já pode ser solucionado com relativa facilidade atualmente. Basta procurar os profissionais certos, que contam com os equipamentos apropriados para detectar vazamentos e infiltrações sem a necessidade de demolir a estrutura do imóvel.

Já sofreu com vazamentos de água ou esgoto? Ou com os dois? Procurou os profissionais certos para ajudá-lo com o problema? Faça seu comentário aqui no blog.

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato