Escolha uma Página

Todas as pessoas já tiveram que enfrentar um vazamento, seja ele de grande, média ou pequena gravidade. Seja como for, ele sempre representa problema e gastos de dinheiro e de tempo.

O método mais tradicional de identificar vazamento é usando a marreta, quebrando paredes e/ou pisos para saber o local exato da instalação com defeito.

Sem dúvida, esse método é bastante trabalhoso e implica em maiores gastos.

Diante de um problema, o melhor é procurar soluções mais práticas que agilizem os reparos e economizem dinheiro. Neste post, vamos falar melhor sobre o que são vazamentos. Confira!

O que são vazamentos

Vazamentos consistem quando há perda de água ou de algum fluido contido em alguma tubulação ou reservatório devido a alguma falha falha ou ruptura.

Eles também aparecem devido a algum furo no cano, que pode ser provocado por fatores diversos. Para prevenir o vazamento, é fundamental tomar precauções eficazes relativas à vedação.

Ainda que seja mais comum falar em vazamento ou infiltração de água, também existem vazamentos de materiais mais sólidos, como os dejetos da instalação sanitária, e de materiais gasosos, o que acontece quando há escapamento de gás.

Os perigos que o vazamento causa

Um vazamento pode causar consequências negativas em um imóvel. Se ele acontecer na parede, pode comprometer a estrutura da alvenaria, pois ela vai sofrendo com a umidade e a infiltração da água. Por isso, é fundamental identificar o problema o mais rapidamente possível.

Se acontecer abaixo do piso ou de algum terreno sem revestimento industrial, com o tempo ele pode causar desabamentos do solo, ou seja, o piso ou terreno pode afundar.

Um vazamento em instalação embutida pode se estender por todo o imóvel e até alcançar áreas adjacentes, como a casa de algum vizinho ou algum terreno baldio, contribuindo para a erosão.

Vazamentos em rodapés podem afetar tanto a parede quanto o piso. Também é comum ocorrerem esses problemas de forma externa, afetando torneiras, chuveiros, vasos sanitários.

O aumento nas contas de água são um dos efeitos mais perceptíveis, pois uma simples infiltração pode gerar um desperdício de água enorme.

Os vazamentos e o meio ambiente

É importante entender que os prejuízos podem não se limitar à deterioração do imóvel e à segurança apenas dos moradores ou usuários do espaço.

Dependendo do tipo e da gravidade do vazamento, ele pode causar impactos violentos no meio ambiente. É o caso de muitos produtos tóxicos industriais. Quando alcançam os cursos de água, o mar, o solo, essas substâncias tendem a provocar uma contaminação que pode comprometer a vida de seres vivos (animais, plantas) e podem ”matar” o solo, deixando-o estéril ou erodido. Também podem poluir o ar devido ao mau cheiro e/ou à toxicidade da substância. Por esse motivo, são aplicadas multas muito altas às indústrias quando esses eventos ocorrem.

Da mesma forma, acontece com dejetos sanitários, que podem se infiltrar na terra e chegar até o lençol freático, poluindo as águas subterrâneas. A erosão é outra consequência que impacta sobre o meio ambiente.

Os vazamentos de gás

Os vazamentos de gás podem ser altamente perigosos. Hoje é muito comum usar o gás canalizado em condomínios e indústrias. Ao contrário das instalações hidráulicas (geralmente em material plástico), as instalações de gás costumam ser de metal.

O gás de cozinha é o GLP (gás liquefeito de petróleo) e não tem nenhum odor. O cheiro que as pessoas sentem é de outro produto, que é adicionado ao gás justamente para facilitar a identificação de algum vazamento.

Por ser altamente inflamável, uma simples faísca pode provocar explosão e, como resultado, um incêndio. O GLP também pode causar asfixia apesar de não ser tóxico, pois a pessoa respira menos oxigênio quando o gás escapa.

Contas mais altas também são indícios de que algo anda errado com a instalação.

Os melhores procedimentos a tomar

Para identificar com precisão e a menores custos os vazamentos, é importante contar com equipamentos mais sofisticadas. Assim, a marreta só será usada no momento certo e no ponto ideal.

Hoje existem empresas especializadas em detectar um vazamento em qualquer construção: casa, apartamento, estabelecimento comercial, indústria. Os profissionais especializados são chamados de “caça-vazamentos”. Eles reúnem bons equipamentos para encontrar o local específico sem a necessidade de ficar destruindo a estrutura da construção.

A empresa ainda faz o traçado de todas as tubulações, a localização das caixas de passagem enterradas, a planta da rede de águas da chuva, esgoto e efluentes industriais.

O ultrassom e a termografia

Os equipamentos incluem ultrassom e termografia. O primeiro aparelho detecta os problemas por meio de sons transformados em imagens, como acontece nas clínicas e hospitais onde o ultrassom é usado para identificar anomalias internas no corpo humano.

O dispositivo de termografia, por sua vez, avalia a diferença de temperatura para localizar infiltrações e vazamentos. A queda de calor pode indicar uma área afetada pela umidade, que é um dos efeitos quando algum cano está com problemas, deixando passar água. Esse aparelho também ajuda a detectar gases vazando de alguma instalação.

A câmera de vídeo-inspeção

A câmera de vídeo-inspeção é uma ferramenta específica destinada a analisar a situação in loco, dentro do encanamento. Ela é introduzida por meio de um cabo telescópico manipulado por um profissional preparado. Ele faz as movimentações necessárias e todas as imagens captadas pela câmera são reproduzidas em outro aparelho que é controlado por outro especialista.

Todos esses aparelhos (ultrassom, termografia, vídeo inspeção) oferecem resultados em tempo real que são compartilhados entre os profissionais e os clientes.

Identificação de vazamento em locais inacessíveis

Já que conta com equipamentos avançados e profissionais bem capacitados, a empresa de caça-vazamentos tem condições de localizar problemas em pontos de difícil acesso, como:

  • no interior de colunas e de paredes;
  • dentro das próprias tubulações (através da vídeo inspeção);
  • nas tubulações de combustíveis e de efluentes industriais;
  • nas tubulações de água, gás, ar comprimido, esgotos;
  • abaixo de asfalto e concreto;
  • nos sistemas de irrigação e de aquecimento;
  • na localização de cabos de eletricidade e de telefone.

A definição de vazamentos para a maior parte da população é mais simples: são problemas comuns que geram gastos e muita dor de cabeça. Mas, trabalhando com os profissionais certos, é possível minimizar os efeitos desagradáveis deles.

O que você acha de permitir que seus amigos e colegas acessem esse conteúdo para se informar melhor sobre o assunto? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais, em contatos e grupos, e dinamize o conhecimento de seu círculo de amizades.

advanced-floating-content-close-btn

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato